ENTREVISTA

Foto: Divulgação

A banda O círculo nasceu em 2006 e no ano seguinte lançou o primeiro CD, que contém 14 músicas o qual se chama “Depois de Ver”. O círculo faz um som diferente, que a banda classifica como rock popular brasileiro, estilo que vem contagiando toda a Bahia. O som original e 100% baiano da banda O círculo é feito por: Pedro (vocal), Júnior (baixo) Israel (teclado), Taciano (guitarra) e Daniel (bateria). Para conversar com os fãs, convidamos o baixista Júnior Diniz. Amantes do rock, no palco do ROCK BAHIA, O círculo.


ROCK BAHIA - O que é rock popular brasileiro?
O CÍRCULO - Esse conceito nasceu da simples necessidade de encaixar o projeto num determinado estilo, até porque assim exige o mercado da música. Musicalmente somos bem ecléticos e o nosso trabalho reflete isso, então, rock popular brasileiro é uma forma de dizer que a gente faz rock sem ser ortodoxo, que a gente busca ser popular pela própria linguagem acessível, e brasileiro, naturalmente, por sermos brasileiros e sofrermos enorme influência da música brasileira em muitas das suas vertentes.

ROCK BAHIA - Vocês conhecem alguma banda baiana que faz um som semelhante ao de vocês?
O CÍRCULO - Semelhança direta não. Cada banda acaba sendo a soma de seus valores individuais, e cada particularidade individual acaba por influenciar o resultado final, então, por mais que algumas bandas utilizem elementos em comum dificilmente soariam parecidas.

ROCK BAHIA - Como é tocar o rock popular brasileiro na terra do axé?
O CÍRCULO - É um desafio. Apesar de termos conquistado um público fiel e relativamente grande em relação à cena e ao pouco tempo de trabalho, os espaços ainda são restritos e falta iniciativa e incentivo por parte do poder público e do empresariado local.

ROCK BAHIA – Quais foram os grandes eventos que a banda o círculo já participou?
O CÍRCULO - Porão do Rock, Festival de Verão Salvador, Festival de Inverno de Vitória da Conquista, MPB Petrobrás, Festival de Lençóis, Música no Parque entre outros.

ROCK BAHIA – Todos os integrantes da banda vivem da música?
O CÍRCULO - Exclusivamente não. Metade da banda ainda é obrigada a dividir o tempo com outras atividades.

ROCK BAHIA - Como é feita a divulgação da banda?
O CÍRCULO - É divulgado basicamente através dos eventos que a gente participa e pela Internet. O legal é que os próprios fãs acabam dando uma força na divulgação da banda também, seja na Internet, ou no próprio “boca a boca”. Prova disso é que recentemente soubemos que tem música nossa tocando nas rádios de Natal (Rio Grande do Norte) por conta de um fã ter indicado. Outro fator que contribuiu muito para a nossa divulgação foi termos distribuído gratuitamente até hoje cerca de vinte mil CD’s pelos locais onde a gente passou, fazendo com que as pessoas que foram nos shows pudessem conhecer melhor nosso trabalho.

ROCK BAHIA - Fale um pouco sobre o CD do o círculo.
O CÍRCULO - O CD foi produzido no inicio do ano de 2007 no estúdio Casa das Máquinas em Parceria com Tadeu Mascarenhas. Possui quatorze faixas, dentre as quais doze são autorais e duas releituras. É um CD que apesar de ser o primeiro da banda já reflete bem as nossas diversas influências e possibilidades criativas e que teve e está tendo uma aceitação muito boa por parte do público, não só daqui de Salvador mais por todos os lugares que passamos até agora, o que nos deixa muito feliz.

ROCK BAHIA - Qual a música da banda que os fãs mais curtem?
O CÍRCULO - As opiniões são variadas mas “ A janela” talvez seja a música que tenha tido uma identificação maior com o público e consequentemente uma repercussão maior nos shows.

ROCK BAHIA - Dentre as músicas que integram o repertório da banda, com qual cada uma de vocês mais se identifica?
O CÍRCULO - Difícil apontar uma. Depende muito do momento, e, como as nossas músicas traduzem diferentes estados de alma e tratam de diferentes assuntos, seria como um pai escolher entre um filho ou outro, no final cada uma tem sua importância e sua razão de ser.

ROCK BAHIA - Quais as bandas que inspiram o círculo?
O CÍRCULO - Muitas bandas nos inspiram e, não só bandas ou artistas da música, mas outras manifestações artísticas também, como teatro, cinema, literatura. Na verdade a própria vida, o dia a dia em suas diferentes nuances nos inspira, nos incita a sugerir novas possibilidades.

ROCK BAHIA - Defina em uma fase, qual a ideologia do o círculo?
O CÍRCULO - Estamos em toda parte.

ROCK BAHIA - O que as pessoas podem esperar em um show do o círculo?
O CÍRCULO - Belas Canções, muita energia e expressividade no palco, e uma vibração altamente positiva circulando no ar.

ROCK BAHIA - Qual o plano de futuro da banda?
O CÍRCULO - O futuro virá do presente que é tocar muito, divulgar ainda mais esse primeiro CD tentando fazer com que tenha um alcance ainda maior e na sequência gravar o próximo, pois já estamos na pré-produção de algumas canções novas.